sexta-feira, 30 de maio de 2008

A Lei da Força... I (REINO DA CATALUNHA)

Como já todos que aqui me visitam sabem, estou a trabalhar outra vez em ESPANHA, desta vez no interior de BARCELONA numa cidade chamada VIC. Desde que cá cheguei cedo me deparei com um problema, a lingua, pois as pessoas quase se recusam a falar Castelhano, dizendo que no seu pais se fala catalão e não castelhano. Mas hoje deparei-me com o fanatismo extremo de quem deseja ser um pais à parte... Cá vai... sentem-se que é forte...
Depois de uma noite de trabalho, acordei tarde e cheio de fome. Tomei um banho e fui até ao centro da cidade comer uma sandes. Entre muitos sitios que poderia comer elegi um e entrei, como sempre a empregada dirigiu-se a mim em catalão... eu educadamente (quem me conhece sabe que sou muito educadinho) expliquei que não era Espanhol e tampoco era catalão se me poderia falar em castelhano, a senhora não fez caso e muito chateada continuava a falar em catalão, mais uma vez pedi por favor, disse-lhe inclusive onde trabalhava... então esta profundamente irritada pediu para que eu sai-se do seu estabelecimento pois não admitiam clientes que não falassem a lingua do seu pais... eu super transtornado sai... mas tentando perceber até que ponto vai a ignorância das pessoas... Só mais tarde falando com uma companheira de trabalho me apercebi que eu, também a tinha provocado um pouco... pois fazia-me acompanhar de uma camisola com as cores da bandeira da catalunha e que tem nas costas escrito ESPANHA... No final de contas tinha ferido o seu mais profundo ego patriótico de um pais que não existe...
Vejam bem andamos nós em Portugal pensando que em espanha tudo são rosas... e a minha experiência diz-me que existem muitos mais espinhos... espinhos susceptiveis de picar todo aquele que vá contra o que cada região tem como seu. O que existe em Espanha é tudo menos patriotismo pelo pais ESPANHA MAS SIM PATROTISMO POR CADA UM DOS PAISES QUE FAZEM PARTE DE ESPANHA MAS QUE NA REALIDADE NAO TEM NADA QUE VER COM O RESTO DE ESPANHA... (mi madre que lio ese...)

4 comentários:

TUSB disse...

Suponho que a senhora podia ao menos ter visto que não eras de ali, e que não conheces a cultura do sitio... há gente parva em todo o mundo hehe

Anónimo disse...

Lembras-te de eu te ter dito que a Espanha vista de fora é uma coisa e de dentro outra? A Guerra Civil teve como causa próxima a vontade dos republicano de fazer da Espanha uma federação. O Franco dizia que "era preciso recastalhanizar a Espanha". Bom, está aí tudo outra vez, de outro modos e noutras circunstâncias!

Anónimo disse...

Uma dúvida (talvez um pouco bocado estúpida):
Se falares lodo de início (e sem roupas a dizer Espanha) com as pessoas em Inglês, elas continuam a responder-te em Catalão?

brother_cub disse...

olá engi... obrigado pela visita e pela marca no meu humilde espaço... pois eu nao falo ingles... por isso nao sei o k fariam... mas as vezes que tetei falar em portugues respondem-me em catalao tb...

Museu Berardo - Como é que o classificas?